Reintegração à FAB

Reintegração à FAB
Direito Internacional

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Reportagem da Revista ISTOÉ

 

Reintegração na berlinda

A AGU emitiu parecer sobre a reintegração dos soldados especializados da FAB. Depois de um jogo de empurra e pressão do Ministério da Defesa, coube ao advogado-geral substituto, Fernando Albuquerque, assinar o despacho rejeitando a demanda dos ex-militares, que geraria prejuízo de R$ 3 bilhões à União. Ele entendeu que a dispensa dos oito mil efetivos concursados tem amparo legal. Albuquerque não viu problema nas falhas de cadastro dos soldados e na falta de comunicação das exonerações ao TCU. Já o MPF continua investigando as suspeitas de fraude na folha de pagamento da FAB.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=23/01/2012&page=mostra_notimpol#2

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Força Aérea Brasileira

Reforma ministerial não alcança militares de Lula
Comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, herdados do governo Lula, devem seguir à frente de suas corporações
Severino Motta
A reforma ministerial da presidenta Dilma Rousseff, planejada para fevereiro, não deve alcançar os comandantes das Forças Armadas. Herança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Enzo Peri (Exército), Juniti Saito (Aeronáutica) e Moura Neto (Marinha) vão seguir no governo por pelo menos mais um ano.
A avaliação de integrantes do governo é que o processo de reestruturação das Forças Armadas poderia ser interrompido no caso de mudanças dos comandantes. No Planalto ainda há uma análise de que as Forças têm sido parceiras do governo. Dilma estaria satisfeita principalmente em relação às ações das Forças em situações emergências de calamidade pública, como no caso dos deslizamentos e enchentes.
Fora do governo e dentro dos muros dos quartéis a situação também está positiva para Dilma. A reportagem conversou com militares da ativa que preferiram não se identificar. A maioria elogiou o governo da presidenta. Para eles, as Forças estão com sua autonomia respeitada.
Entre os reformados, também há um sentimento de paz com a presidente guerrilheira. “Não vimos nenhum sentimento de vingança. A anistia deixou tudo no zero a zero. Muitos militares votaram na Dilma. Pessoalmente vejo uma continuidade muito grande. Essa é uma área que estava tranquila, não há porque fazer mudanças”, disse o vice-presidente do Clube Militar, general Clovis Bandeira.
Apesar da situação de calmaria, o cenário futuro pode trazer turbulências entre o governo e as Forças Armadas. Um dos desafios de Dilma vai ser a indicação dos membros da Comissão da Verdade.
Parte da base governista, principalmente no PT, está ligada a ex-presos políticos e torturados da ditadura. Para a criação da Comissão foi necessária uma longa negociação com as Forças. A indicação dos nomes pode gerar insatisfações em ambos os lados.
Outro problema está ligado diretamente à reestruturação das Forças Armadas. No Exército o ponto de tensão está na renovação de programas de guerra, entre eles consta a compra de um novo sistema de mísseis terra-terra. As negociações vêm desde o governo Lula, quando o ministro da Defesa era Nelson Jobim. Aeronáutica, por sua vez, aguarda um desfecho para a compra de novos caças. A Marinha, por sua vez, pede recursos para a construção do submarino movido a energia nuclear.
Por fim, Dilma vai ter que lidar com os pedidos de aumento de salários para os militares, tema que foi motivo de manifestações no primeiro ano de governo da presidenta.


Confira a reportagem no link.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=16/01/2012&page=mostra_notimpol

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Trabalhos que a CONARFA realizará em 2012

1º Buscar Apoio Político




 
É de suma importância que aproveitemos ao máximo este ano eleitoral e conquistemos força política em favor da nossa causa, vamos apoiar somente candidatos que se comprometerem com a nossa causa e que sejam mais uma voz em nosso favor no Congresso Nacional.
2º Posto na Presidência da República


Vamos permanecer com o nosso posto em frente à residência da Presidente Dilma e em frente ao Palácio do Planalto.
Vamos nos esforçar para falarmos com a Presidente, seja aqui em Brasília ou nos Estados quando a Presidente for visitar (essa é a hora de utilizar os porta-vozes).

 
3º Audiências Públicas

A CONARFA, graças a Deus, já conseguiu apoio parlamentar para a realização de Audiências Públicas para este ano.
Vamos juntos com Parlamentares, MD, AGU e Aeronáutica levantarmos debates públicos sobre os direitos que adquirimos ao prestarmos e sermos aprovados no Concurso Público do CESD.
 
4º Construir uma ponte de dialogo com a Aeronáutica

 
A CONARFA fará o possível para obter um canal de diálogo com a Aeronáutica. Para isso é preciso a nível de Estado, levantarmos como nossos porta-vozes (este é o ano) os candidatos a Vereadores e Prefeitos os quais irão solicitar ao Senadores e Deputados em Brasília que fação esta ponte com a Aeronáutica visando um dialogo em prol da nossa reintegração.
5º Ministério Público

A CONARFA está acompanhando e continuará a acompanhar toda tramitação das investigações da PGR e vamos, naquilo que for possível, procurar cooperar.


6º Fortalecer a CONARFA nos Estado

Precisamos nos reunir e motivar o nosso pessoal. É preciso mostrar para eles que nós temos direito a reintegração e precisamos acreditar que seremos se Deus quiser, reintegrados. É preciso dizer aos nossos companheiros que nós acreditamos na justiça e ela será exercida em nosso favor. Deus está vendo o sofrimento de cada um e Ele já se levantou em nosso favor e já garantiu a nossa vitória. Que todos os Líderes da CONARFA possam sempre passar uma mensagem de Fé e esperança a todos os nossos companheiros.

7º Fortalecer a CONARFA em Brasília

 

A CONARFA terá em Brasília uma equipe que representará todas as Comissões nos Estados e contará com a presença de todos os lideres e representantes dos Estados em reuniões importantes em Brasília tais como as Audiências Públicas. A presença de representantes dos Estados em reuniões importantes irá fortalecer muito o trabalho em Brasília.
   
Obs: A CONARFA não fará manifestações.
 
  
O nosso General de Guerra vai sempre à nossa frente.
JESUS

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Revista ISTOÉ - Brasil Confidencial - Marinheiros fantasmas


  
N°Edição: 2200|06.Jan.12 - 21:00|Atualizado em 09.Jan.12-20:47

Octávio Costa
  • Marinheiros fantasmas
      A investigação do Ministério Público Federal que apura fraude na folha de pagamento da Aeronáutica, revelada por ISTOÉ, poderá se estender à Marinha. Centenas de soldados concursados do Corpo de Fuzileiros Navais, desligados no fim da década de 1990, descobriram inúmeras falhas nos cadastros oficiais. Assim como os soldados especializados da FAB, eles também permaneceram ativos nos últimos dez anos tanto na Marinha como no Ministério do Trabalho e na Previdência. Para aprofundar o caso, o MPF estuda requerer os registros das contas bancárias desses militares para checar depósitos posteriores às exonerações.

    quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

    REUNIÃO CONARFA BRASÍLIA



    Convido a todos os Ex-Soldados Especializados
     a participarem da reunião,
    dia 15 de janeiro (domingo) às 15:00 horas.

    Local: Auditório da Igreja Assembléia de Deus
    Área Especial nº 13 - setor central lado oeste - Gama-DF.
    (ao lado do Hospital Maria Auxiliadora)